Software para desenho de diagramas

Normalmente a aplicação recomendada para fazer diagramas em Linux é o Dia. Simples, uma interface intuitiva e com um bom conjunto de elementos gráficos para a construção de diagramas. O problema do Dia é que as suas características mantém-se à muito tempo, não que isto seja mau, mas não evoluiu com as formas geométricas nem com os objectos disponíveis, tornou-se boa mas não tão agradável para ilustrações que se pretende cativar com o visual.

Andei a ver alternativas e aqui fica um resumo do que apareceu.

O Inkscape é um programa para desenho vectorial, dá para fazer uns diagramas engraçados mas não produz os efeitos “out of the box”, é necessário algumas qualidades artísticas … não abundam para estes lados.

O yEd possuí algumas características interessantes, efeitos com pinta, possibilidade de organização dos diagramas e um montão de opções.

Ainda utilizo o LaTex de vez em quando, apresentações da Universidade ou artigos, fica porreiro🙂, para o LaTex encontrei o latexdraw e outro que neste momento não o encontro … (entretanto encontrei🙂 é o ipe)

Um programa mais focado no desenvolvimento de diagramas relativo a interfaces gráficas, mas expansível com outras paletes de imagens é o Pencil skectching da Mozilla, que permite correr como uma extensão do firefox ou como uma aplicação independente.

Ok, assim já dá para memorizar com que programas dá para fazer uns rascunhos🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: